Discos

discos... (im)pedidos

O que são?

Numa espécie de estante onde se guardam os melhores discos, as melhores faixas, esta é a minha seleção de músicas - tem o nome de Discos (im)pedidos. Em criança, ouvia muitas vezes, ao fim de tarde, na Rádio Horizonte Açores, a rubrica Discos Pedidos em que as pessoas ligavam a pedir músicas e a dedicá-las a alguém. Só que aqui ninguém andou a ligar-me, é apenas a minha seleção – (im)pedidos. Não tenho calendário de publicação, mas sigo um tema/género para cada grupo de músicas.


01. mais ligados mais desconectados

Vi uma conferência TED - Connected, but alone?, de Sherry Turkle. - em que a palestrante queixava-se duma coisa: que quanto mais acesso à internet, às redes sociais, ao imediato, ao sempre online e sempre disponível, mais as pessoas se desligavam delas mesmas, mais ocupadas pareciam estar e mais indisponíveis para conversarem e estarem diante uma da outra ficavam.

Pois esta selecção musical surge num crescendo de sonoridades, algo tristes, algo melancólicas, passando para algo mais esperançoso. Porque o deslembramento do presente não nos deverá levar a um futuro sem interação física e verdadeiramente presente.

Este episódio poderá ser encontrado aqui.